Soluções em Treinamento

O papel do design instrucional na educação à distância no Brasil

o que é design instrucional?

Design instrucional, ou também conhecido como desenho instrucional, é a metodologia utilizada para a criação de um curso.

Seja um curso rápido ou de nível superior, o designer instrucional, com o auxílio de teorias pedagógicas e em conjunto com uma equipe multidisciplinar, atua em todas as etapas da elaboração do conteúdo programático do curso.

Sabe a grade curricular do seu curso superior? Essa é apenas uma das tarefas que podem ser desenvolvidas pelo designer instrucional.

Com o aumento considerável de cursos no Brasil, principalmente na modalidade ead, o design instrucional tem se tornado uma peça fundamental no mercado de produção de conteúdos para mídias digitais.

Ao longo desse artigo, você vai entender porque o design instrucional é tão importante e qual a relação dele com o novo formato de educação que mais cresce no Brasil, o EAD.

campos de atuação

Embora a expressão “design instrucional” ainda seja pouco conhecida no Brasil, o trabalho do designer se faz cada vez mais presente e necessário.

O advento da internet trouxe a oportunidade da descentralização da educação. Houve, então, o surgimento de inúmeras plataformas de aprendizagem que oferecem ensino a distância como:

  • Cursos livres
  • Educação corporativa
  • Educação de nível superior
  • Escolas de idiomas

Esse crescimento se deve ao fato de que o estudante de hoje busca flexibilidade para estudar. Com conteúdo e interação tão diversos e disponíveis a um clique de distância, o formato de ensino e aprenzigem têm se transformado constantemente. Aquela maneira da época dos nossos pais, onde o estudante deveria comparecer a um local específico, com hora marcada para chegada e saída, bem com imprimir suas atividades e entregá-las na mão do professor, está ficando para trás.

O aluno do século XI deseja estudar de forma mais tranquila e que o conteúdo estudado seja direcionado para as suas reais necessidades. Dessa forma, tanto escolas como empresas têm recorrido ao auxílio do design instrucional para elaborar e aprimorar seus processos de educação, seja presencial ou a distância, para obter melhores resultados.

Crescimento do EAD no Brasil

Segundo pesquisa realizada pela “Associação Brasileira de Educação a Distância”, a “ABED”, referente aos anos de 2017/2018, “nos últimos anos, os cursos em educação a distância (EAD) apresentaram maior crescimento no número de matrículas que os cursos presenciais.”

Ainda segundo a pesquisa, o aumento de matrículas somente em EAD tiveram um aumento maior que 100% entre os anos de 2016 e 2017.

Os número mostram que o EAD no Brasil vem se consolidando a cada ano.

No ano de 2018, o governo federal deu uma forcinha e ampliou a ofertas de curso EAD no Brasil, como parte integrante do Plano Nacional de Educação (PNE).

Assim sendo, o ministério da educação, por meio do  Decreto Nº 9.057/2017, atualizou a legislação que amplia a ofertas de curso EAD no Brasil.

De acordo com o decreto, agora também será possível a oferta de cursos na educação básica, como:

  • ENSINO FUNDAMENTAL
  • ENSINO MÉDIO
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL

Devido a esse decreto, o desing instrucional terá papel essencial nessa nova abordagem de ensino.

Somente com o auxílio do desinger, o curso pode ser elaborado, direcionado e criado para o público específico.

Curso elaborado, criado e direcionado para o público específico.

Assim, serão criados conteúdos programáticos ideais ao público alvo, garantindo maior assertabilidade na comunicação.

Isso mostra, portanto, que o desing instrucional será cada vez mais necessário para que, em conjunto com professores e demais profissionais, o conteúdo programático do curso tenha sucesso e a educação a distância no Brasil constantemente seja aprimorada.

Cursos de qualidade

Em seu livro “Didática e Design Instrucional”, os autores Antônio Simão Neto e Camile Gonçalves Hesketh afirmam:

“É importante visualizar suas possibilidade para os processos educativos, definindo claramente os pressupostos pedagógicos que irão nortear a sua utilização. Isso quer dizer que é necessário buscar e perceber a abrangência, a pertinência, a importância e a especificidade de diversas linguagens para que possam contribuir para a aprendizagem através do diálogo bem planejado entre linguagem e conteúdo.”

Embora as pessoas tenham pouco tempo e dinheiro para investir nos estudos, a proposta do EAD se torna perfeita para quem tem uma rotina corrida e pode investir pouco.

Mas, é preciso lembrar que, além da praticidade e facilidade de acesso, um curso, para ser bem elaborador, deve estar apoiado em metodologias.

Com o auxílio das metodologias pedagógicas ou andragógicas, o desgin instrucional propõem meios efetivos de aprendizagem.

A partir da escolha do método de aprendizagem, os objetos de aprendizagem que serão construídos poderão ser definidos com clareza. Logo, por exemplo, será possível afirmar e indicar qual o tipo de videoaula é o mais adequando para aquele curso, como:

  • videoaulas com professor
  • talking head
  • screencast
  • animações
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL

Portanto, é obrigação do designer instrucional estar presente, prestando assessoria, nas fases de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação do curso. Para que o curso não veja avaliado como um mero produto, e cumpra sua principal finalidade, que é a de ensinar, é vital o acompanhamento dos alunos, avaliações constantes e a perfeição contínua do conteúdo.

E aí? Interessante, não é?

Nesse artigo você pode conhecer um pouco mais a respeito do design instrucional e sua aplicação, principalmente na educação a distância. Qualquer projeto educacional, por mais simples que seja a informação a ser transmitida, é preciso ser levado a sério. O desing instrucional permite não só que o conteúdo desenvolvido seja claro e objetivo, mas como também que o projeto atinja o verdade objetivo que é o de educar com qualidade.

Agora que você já sabe que você precisa do auxílio de um designer instrucional para que o seu curso possa atender da melhor forma possível o seu aluno, que tal elaboramos seu curso?

Quer falar conosco?

  • (19) 98843-7316
  • Sumaré | São Paulo | Brasil
  • contato@multiplotmidias.com
  • Atendimento Seg à Sex das 08:00 às 17:30